quarta-feira, 30 de junho de 2010

ENFERMEIROS AMERICANOS E EUROPEUS DESENOLVEM A PRÁTICA DA ANESTESIA


Revista americana enfatizava o tema: "Quem precisa de médico?" (tradução: Who needs Doctors?)


O tema é amplamente discutido nos Estados Unidos e repercute na Europa, ganhando força e demonstrando que enfermeiros especialistas em anestesia são altamente eficientes nos procedimentos anestésicos, garantindo a qualidade do procedimento tal qual realiza o médico especialista em anestesia.
Esta conquista deve atingir o Brasil o mais depressa possível objetivando a evolução do SUS e uma ampliação nos procedimentos cirúrgicos.
Estudos americanos indicam que os enfermeiros anestesistas prestam cuidados, relativos a anestesia, com a mesma qualidade que médicos anestesistas. Mais, anos de experiência nos EUA apontaram, através de estatísticas e relatórios, que em termos de eficácia, efetividade e qualidade, os cuidados médicos são idênticos aos cuidados de enfermeiros anestesistas. (Médico anestesista nos EUA possui 08 anos de formação com especialidade incluída; enfermeiros anestesistas têm 07 anos de formação + 1 ano de experiência em “cuidados críticos”).
Torna-se, desde já, necessário que o Brasil acompanhe esta evolução, principalmente devido a sua grande área territorial, principalmente em relação aos povos da floresta, e a grande necessidade de médicos anestesistas. Nosso país precisa evoluir acima do coorporativismo em prol da necessidade de um SUS que atenda a grande demanda gerada por serviços de saúde.
Temos que lutar para que nossa grade curricular do curso de graduação em enfermagem, em todas as universidades brasileiras, acompanhe o ritmo de crescimento e desenvolvimento científico da enfermagem mundial. Se as epxeriências demonstram que a enfermagem no mundo tem competência para atuar na área da anestesiologia, por que enfermeiros brasileiros não serão capazes de acompanhar esta evolução com o mesmo nível de capacidade técnica e científica?
Enfermeiro Jebson Medeiros!

Um comentário:

  1. Parabens por toda a tua forca. Votaria em vc!! Faco enfermagem aq nos EUA. Aqui essa profissao eh bem respeitada, principalmente quando se especializa em uma area como anestesia.

    Paula/Pompano Beach-USA

    ResponderExcluir